Voltar ao topo

VERDADES E MITOS SOBRE MDF E CHAPAS AGLOMERADAS

Saiba aqui algumas idéias equivocadas sobre chapas de MDF e aglomerado, que podem gerar problemas para fabricantes, revendedores, marceneiros e consumidores. 

Aglomerado de madeira

 

MDF

 1º. Mito - MDF é resistente à água

 O MDF possui certa resistência à água, mas ele não é imune à sua ação. É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que sofra molhamentos constantes ao longo do tempo. A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar. Isso acontece em qualquer tipo de chapa - seja MDF, aglomerado ou compensado. A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

Os móveis que estão sujeitos a molhamentos eventuais, como é o caso de móveis de cozinha e banheiro, devem ser revestidos adequadamente todas as faces e bordas dos componentes do móvel. Com esta proteção, executada da forma correta, a água não irá penetrar na peça, e ela ficará intacta por muitos anos. O revestimento, tanto das faces quanto das bordas, pode ser feito de diversas maneiras, desde que realizado de forma adequada e com cuidado.

2º. Mito - Chapas são imunes a cupins 

Esta é outra idéia equivocada bastante difundida - a de que os painéis de madeira reconstituída são resistentes ao ataque de cupins. Saiba que nenhum tratamento é dado ao MDF, à madeira aglomerada ou à chapa de fibra para proteção contra cupins. Acontece que estes painéis são prensados em alta temperatura, cerca de 200ºC, o que extermina todos os insetos existentes no processo produtivo, inclusive o cupim. Isto é garantia de que as chapas chegam nas revendas livres de cupins, mas não assegura que não possa acontecer uma contaminação a partir daí. Mas como normalmente as chapas ficam pouco tempo armazenadas em revendas e marcenarias, é difícil ocorrer o ataque de cupins nestes locais.
Entretanto, se o móvel for instalado em local contaminado por cupins, ele poderá ser atacado. Sabendo disso, é recomendável uma dedetização local para evitar que o móvel seja infestado.

3º. Mito - MDF é mais resistente que aglomerado

 Muitas pessoas acham que o MDF é mais resistente que outros tipos de painéis e que, quanto maior sua espessura, maior sua resistência. Talvez este conceito errado tenha surgido devido ao fato do MDF ser mais compactado que o aglomerado. Uma das afirmações ouvidas neste sentido é que o MDF "segura" mais os parafusos, o que não é verdade. A resistência de uma peça depende, além do material usado, de outros fatores importantes como: projeto do móvel; execução e ferragens utilizadas. Os projetos e a execução dos móveis são muito mais importantes na definição de sua resistência que o próprio painel utilizado.

Fonte: Boletim do Marceneiro - Duratex - Edição: Rita Curci

Vocês profissionais da área concordam com esta matéria?

Vamos aproveitar este espaço para trocar opiniões e experiências....

22 comentários em “VERDADES E MITOS SOBRE MDF E CHAPAS AGLOMERADAS

  1. auxiliadora

    gostaria de saber mais informaçoes sobre a fabricação de MDF, chapas e aglomerados e onde que as empresas que fabricam os móveis com esses materiais compram os mesmos

  2. gasometro

    Olá! Muito boa a sua pergunta, vamos tentar responder de uma forma clara e objetiva:
    O MDF é um Painel de fibra de média densidade (MDF-medium density fiberboard) altamente versátil, homogêneo, fácil de cortar, usinar e moldar, com acabamento e densidade uniformes. Essas características o fazem recomendável para a fabricação de móveis em geral, pisos, divisórias, lambris, forros, caixas de som e outras aplicações diversas na construção civil, tanto em larga escala quanto em processos artesanais ou de marcenaria.
    E o Painel de madeira aglomerada com superfície uniforme e ultracompacta formada por uma camada extrafina de partículas. Estas características proporcionam economia em linhas de pintura e impressão, sendo assim indicado para aplicações de revestimento de baixa gramatura e usinagens leves. Além disso, pode ser utilizado com quaisquer outros acabamentos tradicionais do setor moveleiro, tais como: revestimentos plásticos e celulósicos, lâmina de madeira, entre outros.
    Todos esses materiais para a construção de móveis sob medidas são vendidos nas Lojas da Gasômetro Madeiras, estamos a disposição para atender você.
    Um Grande abraço, Equipe Gasômetro Madeiras.

  3. danubia

    É normal peças feitas com mdf revestido de branco ficarem soltando um pó preto constantemente, os moveis tem sete meses de feitos

  4. gasometro

    Olá Danubia, boa tarde!
    No processo de impregnação do papel unicolor ou madeirado não é utilizado nenhuma substância escura. Uma maneira de comprovar isto é passar uma lixa fina na superfície do BP escuro, pode ser o preto, ébano ou outros, verificar-se-á que o pó retirado é branco, portanto, não existe possibilidade de sair pó escuro.

    Processo de fabricação de papéis decorativos e revestimento em BP:

    · Papel base

    · Impressão sobre o papel base

    · Papel impresso

    · Impregnação melamínica sobre o papel impresso – dois banhos sendo o 1º com resina uréia formol, para retirar o ar e preencher os espaços e o 2º banho com resina melamínica que confere ao papel resistência mecânica e colagem. Temperatura de cura – 140 a 170 °C. Velocidade de impregnação – 35 m/min a 50 m/min.

    · Prensagem do papel impregnado sobre o MDF ou PBO.

    O pó escuro encontrado pelo cliente final pode ter sido originado por poeira, sujeira ou bolores.
    Se o problema foi fungos ou bolores, a solução é ventilar o local e evitar umidade e/ou aplicar um fungicida.
    Obrigada pela sua visita em nosso BLOG. Grande abraço.

  5. Luís

    Olá,
    Estou fabricando móveis em MDF para cursos, porém, os clientes estão reclamando de ardor nos olhos e irritação na garganta, fiz umas visistas e constatei o ocorrido. Fiz pesquisas na internet e encontrei que o MDF libera formol, e os moveis são escaninhos, alguns chegam a ter 800 “gavetinhas”, isto é, é muito MDF. A maior parte do móvel, é em MDF cru (partes internas). O que falo para os clientes, que vai parar? Tem como amenizar isso? Tenho alguns pedidos, estou pensando em trocar de matéria prima, o que você acha? Obrigado,
    Luís Paulo R. de Sousa

  6. MARCELA

    olá
    gostaria de saber preços de mdfs e de todas espessuras:
    BRANCO TX DURATEX
    BRANCO DIAMANTE LISO
    MDF CRU

    TEM QUE SER DA DURATEX

    DESDE JÁ
    AGRADEÇO

  7. Alex

    Olá, bom dia!

    O MDF TX possui muita diferença do compensado naval a nível de resistência a água e tempo de uso?

    Grato.

  8. gasometro

    Olá Alex, primeiramente muito obrigada pela sua visita em nosso BLOG! Vamos lá para sua resposta: O MDF não é resistente a água, caso tenha que usar em local úmido é aconselhado o compensado naval, visto que somente a cola é naval a madeira em si deve ser tratada.
    Qualquer dúvida entre em contato com nossos consultores de vendas, temos uma equipe especializada para te atender! Um grande abraço

  9. gasometro

    Olá Vilma,
    Primeiramente obrigada pelo seu comentário em nosso blog!
    Com relação a sua pergunta, podemos responder que é questão de gosto, pois em relação ao material os dois são ótimos para isto.
    Normalmente as pessoas que utilizam os padrões madeirados escolhem ser texturizado pois fica mais natural os veios das madeiras.

    Venha em nossa loja e veja como fica cada um dos padrões em acabamentos txt ou lisos!

    Um grande abraço,
    Equipe Gasômetro madeiras
    http://www.madeirasgasometro.com.br

  10. jandir souza

    Trabalho com artesanato e gostaria de comprar MDF CRU de 3mm no atacado.Gostaria de saber se vocês me indicam um representante ou fabricante?Obrigado.

  11. Ton

    Boa tarde.
    Por questões financeiras eu mesmo vou fazer 2 closets, um pro meu quarto e outro pra quarto da minha filha. Como sou Designer ja fiz o projeto no ilutrator e simulei em 3D(cinema 4D) pra ver como ficaria. Ja temos uma idéia muito clara do que fazer e do trabalho que teremos. Vão surgindo varias duvidas no processo. A mais nova é, qual a diferença entre os “acabamentos brancos” dos MDFs. por exemplo existe alguns tipos, você pode me explicar? Vocês vendem as maderias ja cortadas e com o acabamento (fita nas bordas)? Obrigado pela atenção.

  12. gasometro

    Olá Ton, ficamos muito felizes com seu comentário, e teremos o maior prazer em te ajudar, mas acho que ficaria muito mais fácil, você vim fazer uma visita em nossa loja, pois assim podemos te mostrar pessoalmente todas as diferenças em acabamentos e produtos.
    Segue abaixo nossos contatos de nossas lojas, veja qual é a mais próxima de você e venha fazer uma visita.

    São Paulo-SP Bairro: Aricanduva – SP
    Av. Rio das Pedras, 2262 (11) 3469-4460
    ——————————————————————————–
    S.J.dos Campos – SP
    Av. Dinamarca, 69 – V. Santa Terezinha (12) 3946-4466
    ——————————————————————————–
    Pouso Alegre – MG
    Av.Pinto Cobra, 110 – V. Mariana (35) 3422-3304
    ——————————————————————————-
    Guarulhos – SP
    Av. Santos Dumont, 2373 (11) 2465-4466
    ——————————————————————————–
    Uberlândia – MG
    Av.Vasconcelos Costa, 200 – Bairro Martins (34) 3215-6611
    ——————————————————————————–
    S.J. do Rio Preto – SP
    Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2437 – V. Angélica (17) 3202-4466
    ——————————————————————————–
    Ribeirão Preto – SP
    Av Marechal Costa e Silva , 2595 – Bairro Campos Elizeos (16) 3969-9766
    ——————————————————————————–
    Carapicuiba – SP
    Estrada do Cabreuva, 435 – Vila Santa Lucia (11) 4189-4400

    Muito obrigado,

    Equipe Gasômetro Madeiras

  13. marcia

    gostaria de saber , se vcs podem me informar onde encontrar curso de moveleiro para fazer moveis em mdf, meu marido quer fazer o curso… moramos em fatima do sul-ms. obrigada

  14. Daniel Ramalho

    Quanto ao comentário que o MDF segura mais o parafuso que o aglomerado, ao menos isto é o que percebo de fato, é verdade que o esquema de montagem tem que ser adeguado, porém analisando friamente MDF e aglomerado me parece que realmente o MDF é melhor.
    O que vcs podem dizer a respeito?

  15. Almir Sfalsin

    Olá, faço uso de queima de residos de mdf das fábricas de móveis, gostaria de saber se existe algum poluente além do monóxido de carbono e se tiver com quem eu posso estar vendo isto, para eu poder estar filtrando isto e trabalhar ecológicamente correto.

    Obrigado.

  16. gasometro

    Olá Eliel, muito obrigado pelo seu contato, em breve um de nossos consultores de vendas entrará em contato com você. Abraços, Equipe Gasômetro Madeiras

  17. jaderson

    Gostaria de saber se posso fixar poltronas de auditorio em cima de tablados feitos de MDF. Minha preocupação é se o peso das pessoas ou os movimentos que elas fazem quando sentadas pode desprender a poltrona do tablado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

MDF Internos Duratex. Seu móvel lindo por dentro e por fora!

Chegou a nova coleção VIVA Duratex!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!