Voltar ao topo

Perguntas freqüentes Sobre o Perfácil

       Olá Pessoal, temos recebido bastante e-mails com dúvidas sobre o Perfácil, um produto relativamente novo no mercado e inovador. Então para esclarecer algumas dúvidas selecionamos algumas  perguntas mais frequentes para auxiliar vocês na utilização desse super produto da Pertech!

Perfacil - Blog

  • Posso revestir uma superfície curva com Perfacil ?

Resposta: Perfacil foi desenvolvido para revestir somente superfícies retas.

  • Qual a ferramenta adequada para cortar uma laminado Perfacil ?

Resposta : Perfacil deve ser cortado da seguinte maneira, primeiro cortar a sua superfície com um riscador com ponta de widea, em seguida com um estilete, cortar o liner (plástico) que vem na parte posterior do Perfacil.

  • Posso retirar o plástico que vem na parte posterior antes de cortar o laminado Perfacil ?

Resposta :  Não. Esse liner (plástico) tem como finalidade proteger o adesivo que vem no Perfacil. Deve-se cortar todas as peças primeiro e tirar esta proteção somente na hora em que for aplicar o Perfacil no móvel ou na peça de madeira que será revestida.

  • Posso aplicar Perfacil em outras superfícies além da madeira ?

Resposta :  Não, o Perfacil foi desenvolvido para ser aplicado somente sobre madeiras como compensado, MDF, MDP ou similar.

  • Como devo preparar a superfície para receber o Perfacil ?

Resposta :  A superfície deve ser sempre lixada e limpa de toda e qualquer impureza como graxa, óleos ou poeira antes de receber o Perfacil.

  • Devo ter algum cuidado especial na hora da aplicação ?

Resposta :  Além dos cuidados de certificar que a superfície esteja totalmente livre de partículas soltas ou sujeiras, deve-se esfregar muito bem todo o laminado sobre a área aplicada, para que o adesivo tenha o máximo de contato com a área que será revestida. Em caso de peças grandes como portas, lousas ou similares, recomendamos passar a peça após aplicado o Perfacil em uma calandra para uma melhor adesão do produto.

  • Posso trabalhar a peça logo após aplicar o Perfacil ?

Resposta :  Sim, pode trabalhar a peça após aplicar o Perfacil, a superfície já estará pronta para esta finalidade.

  • Posso aplicar o Perfacil diretamente na casa do cliente ?

Resposta :  Sim, por seu adesivo não ser tóxico e nem exalar mal cheiro, pode ser aplicado diretamente na casa do cliente.

  • A resistência do laminado Perfacil e a mesma do laminado comum ?

Resposta :  Sim, a superfície é a mesma, ou seja, um laminado com alto índice de resistência a abrasão, manchas, calor, umidade e que permite grande facilidade de limpeza e alta durabilidade.

  • A superfície do Perfacil pode causar fungos ?

Resposta :  O laminado Perfacil não favorece a formação ou permanência de colônias de fungos, ácaros, germes ou insetos na sua superfície, o que o torna asséptico e antialérgico.

  • Quais o tamanho da chapa de Perfacil ?

Resposta :  As chapas de Perfacil tem as seguintes dimensões: 1,25m x 3,08m com espessura de 0,8mm nos acabamentos TX (Texturizado) e BR (Brilhante), outros acabamentos sob consulta.

  • Como limpar a peça após a aplicação ?

Resposta :  Perfacil pode ser limpo com pano úmido e detergente neutro ou outro produto de limpeza suave. Tomando somente o cuidado de que se for limpar com solvente, não deixar que o mesmo penetre nas bordas. Outro cuidado importante, nunca utilize para a limpeza, produtos abrasivos como lã de aço ou sapóleos.

  • Gostaria de saber se posso aplicar o perfácil em uma parede do quarto, e numa parede da cozinha que é revestida de azuleijos?

Resposta :  Infelizmente para o Perfacil, a resposta é não. Não pode ser colado sobre cimento-areia ou azulejos, somente sobre madeira.

Mas neste caso recomendamos você utilizar a Fórmica, pois se for sobre laminado comum, a resposta é sim, pode ser colado sobre emboço, desde que observado as seguintes condições:
Recomendamos averiguar as condições da parede onde será aplicado, que deve estar seca e isenta de umidade por infiltração. Também é importante que se encontrem adequadamente niveladas, limpas e sem desagregação da argamassa de revestimento.

Para verificar se há umidade na parede existente, deve-se colocar um pedaço de plástico (+- 25 x 25 cm) transparente e vedar as bordas com fita crepe. Aguardar 24 horas, retirar o plástico e verificar se há formação de embaçamento ou mesmo gotículas de água na parte interna do plástico, caso positivo, é sinal de que a parede encontra-se úmida.

Recomendamos retirar as chapas de laminado da embalagem e deixá-las com a face decorativa voltada para cima, de 24 a 48 horas no local antes de serem aplicadas. Este procedimento, visa aclimatar o material para uma melhor aplicação. Em caso de estoque, o material deve ser mantido em local seco, protegido de intempéries, evitando-se áreas molhadas e com luz direta do sol ou outras fontes geradoras de calor. O empilhamento deverá ser umas sobre as outras horizontalmente.

Alvenaria

Para aplicação sobre alvenaria, é recomendado a regularização da mesma com argamassa de cimento e areia na proporção de 1:3, perfeitamente desempenada, plana e com acabamento acamurçado.
É importante não utilizar cal na mistura.
O tempo de cura (secagem) varia de 20 a 30 dias, dependendo das condições climáticas e características do ambiente onde foi executado.
O período de secagem deve ser rigorosamente obedecido, para evitar problemas posteriores de aplicação do laminado.
As paredes depois de secas deverão ser lixadas para retirar as imperfeições da argamassa e limpas com escovas para a retirada do pó que pode impedir uma boa aderência quando aplicado o laminado.

Azulejos

Deve-se verificar se nas paredes existem azulejos soltos, caso positivo devem ser retirados e os espaços preenchidos com argamassa no traço 1:3 cimento/areia fina peneirada.
Esperar a secagem da argamassa regularizadora acima, aproximadamente de 48 a 72 horas, lembramos que este período de secagem é fundamental para uma boa fixação na colagem do Perplac

Para juntas normais, não há a necessidade de nenhuma regularização. Caso as juntas sejam grandes, deve-se regularizá-las com argamassa composta de água, cimento e cola PVA aplicada com desempenadeira de aço.

Após a secagem da argamassa regularizadora deve-se lavar o azulejo com detergente doméstico para que seja retirada toda a gordura existente na parede.

Resposta : Simples basta acessar o site: http://www.madeirasgasometro.com.br/formicas/perfacil e entregamos o Perfácil direto para você!

 

*Agradecimento especial desse post para nosso Amigo e Super Especialista em Laminados Decorativos: Carlos Lima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

#5 Dicas para melhorar a sua Área de Serviço!

Prepare-se para 2019!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!