Voltar ao topo

Os desafios da marcenaria para 2015: atendimento, personalização e funcionalidade

A ascensão da chamada "nova classe média" (consumidores com renda familiar mensal até R$ 4.500,00) está movimentando o mercado imobiliário e, por consequência, as marcenarias e empresas moveleiras. Atender a crescente demanda por móveis planejados para apartamentos e casas populares com até 50 metros quadrados deverá ser o principal motor de crescimento do setor em 2015, prevêem especialistas.

Confirmando as tendências dos últimos anos, 2015 deverá ser o ano dos móveis planejados e personalizados (customizados) para pequenos espaços, que vem conquistando as preferências dos consumidores por melhor se adequarem às suas necessidades. Os profissionais de marcenaria que adaptarem seu trabalho a este novo perfil de mercado tem à frente grandes oportunidades para conquistar novos clientes.

A procura por esse tipo de móvel já é grande, tanto que em algumas regiões já se sente a falta de profissionais especializados em móveis planejados, enquanto no setor de móveis seriais ocorre o oposto. Grandes eventos do setor foram inclusive cancelados devido a falta de empresas patrocinadoras, que estão revendo seus modelos de negócio.

As mudanças que estão ocorrendo no mercado trazem novas possibilidades de negócios, mas também obstáculos. Há vários desafios que as marcenarias e os marceneiros autônomos devem enfrentar para serem bem sucedidos. Entre eles estão:

 - Atendimento: o consumidor é mais exigente, valoriza seu dinheiro e quer qualidade não só dos móveis mas também do atendimento, que passa a ser um fator cada vez mais importante.

 - Design: os consumidores têm mais acesso à informação e estão atualizados com as tendências nacionais e internacionais. Para conquistar esse público, os profissionais de marcenaria também precisam acompanhar as novidades do mercado para atender a estas novas preferências.

 -  Multifuncionais: A falta de espaço vem exigindo mais criatividade na concepção dos móveis, que na medida do possível precisam atender a mais de uma função. Os chamados móveis multifuncionais também apresentam grande crescimento e podem se tornar um diferenciai para as marcenarias que investirem na criatividade e personalização de seus produtos.

Móveis multifuncionais chamam a atenção tanto pelo design quanto pela criatividade em transformar um móvel em dois, ou em vários. O site Cliquetando mostrou alguns exemplos:

Móveis para Apartamento pequeno

 

Móveis para apartamentos pequenos

 

Móveis para Cozinhas pequenas

 

Acompanhando as tendências, a Gasômetro Madeiras constantemente atualiza a suas lojas com as mais recentes novidades em máquinas, ferramentas, ferragens, acessórios e insumos. Visite-nos, modernize sua marcenaria e esteja melhor preparado para aproveitar as oportunidades do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

#5 Dicas para melhorar a sua Área de Serviço!

Prepare-se para 2019!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!