Voltar ao topo

Tire todas suas Dúvidas sobre Fórmicas (Laminados Decorativos de Alta Pressão) com a Gasômetro Madeiras

Selecionamos as dúvidas mais frequentes e comuns sobre Fórmicas e Laminados Decorativos de Alta Pressão, para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas. Confira abaixo:

  • O que é um Laminado Decorativo de Alta Pressão ?
    O Laminado Decorativo é um produto utilizado no revestimento das mais variadas superfícies, de móveis a carrocerias de ônibus e trens, de pisos a máquinas industriais. Apesar de ter sido inventado há mais de 50 anos, os laminados decorativos, ainda hoje são considerados os produtos mais indicados para o revestimento de móveis, pois é o produto que mais alia características de alta resistência a diversidade de cores, padrões e acabamentos.
    Os laminados decorativos de alta pressão da Pertech são compostos por papéis decorados impregnados com resina melamínica na superfície decorativa e papéis Kraft impregnados com resina fenólica no miolo, prensados à alta pressão (100 kg/m²) e alta temperatura
    (130° - 145° C). Este processo confere ao laminado uma alta resistência ao desgaste, impactos, alta temperatura, água fervente, manchas, produtos domésticos, além de alta estabilidade à cor, facilidade de limpeza e higiene.
    As propriedades do laminado são baseadas na norma ISO 4586.
  • Como é o Processo Produtivo do Laminado (Fórmica)?
    O processo produtivo, em sua maioria, depende das resinas que são fabricadas nos reatores. São uma mistura de vários componentes, que reagem em cadeia no interior do reator formando as resinas. Existem dois tipos de resina : Fenólica e Melamínica.
    De coloração parda, a resina fenólica é utilizada na impregnação dos papéis Kraft que comporão o “miolo” do laminado. Já a resina melamínica, tem a coloração transparente e é utilizada na impregnação do papel decorativo.
    As bobinas de papéis “crú” (que não foram impregnadas) ficam em estoque aguardando sua utilização no início do processo de produção.
    No processo de impregnação, as bobinas são colocadas nas máquinas impregnadoras que realizam um processo de banho do papel na resina, seja ela fenólica ou melamínica, logo após um processo de secagem, realizado gradualmente na estufa da máquina, o papel sai cortado na medida das chapas.
    A impregnação da resina melamínica no papel decorativo é realizada basicamente da mesma forma, porém deve-se obedecer uma sequência que inicia com papéis em cores mais claras, indo gradualmente para as tonalidades mais escuras, pois os papéis em cores escuras podem soltar pigmentos na resina que não poderá ser aproveitada para papéis de cor clara. Para reiniciar a impregnação de um papel de cor clara, a máquina deve ser lavada afim de não prejudicar a cor do papel.
    Na montagem, é feito um “sanduíche” de papéis que comporá o laminado.
    Este “sanduíche”, é levado para uma prensa que exerce pressão de mais ou menos 100 kg/m² a uma temperatura entre 130 a 145o C, as resinas impregnadas fazem com que o sanduíche se funda, tornando-se um produto monolítico e aumentando assim sua resistência.  Depois de sairem da prensa, as chapas vão para o acabamento. No acabamento uma máquina realiza o acabamento nas chapas, refilando as bordas e lixando as costas das chapas (para propiciar uma maior ancoragem do adesivo). Prontas, as chapas vão para a Expedição, que armazena cada chapa adequadamente classificando-as por padrão, espessura, etc.
  • Posso utilizar palha de aço ou scoth-brite ?
    Nunca utilize abrasivos tipo “palha de aço” sapóleo, saponáceos, “scoth-brite”, pois eles danificam o laminado (riscam e desgastam).
  • A diferença na limpeza do acabamento texturizado ?
    Para o laminado texturizado pode ser utilizada uma escova de nylon para ajudar a limpeza. Ao retirar mancha de cola de contato utilizada na aplicação do laminado, cuidado para espalhar cola. Trocar de pano de limpeza várias vezes e restringir a limpeza apenas à área afetada.
  • E no caso de manchas por produtos de uso cotidiano ?
    No caso de manchas com pasta de dente, cremes, urina, bebidas alcoólicas, sucos naturais, sangue, óleos animais e vegetais, água do mar, mostarda, solução alcalinas (10%), desinfetantes a base de phenol e cloramina, ácido cítrico (10%), café, chá, leite, refrigerantes, vinagres de vinho, água oxigenada (3%), amônia (10%), esmalte de unha, batom, tinta para tingimento de roupas, tinta de caneta, procure retirar a mancha até 16 horas após contato inicial com o laminado. No caso de contato com hidróxido de sódio (25%), água oxigenada (30%), vinagre concentrado (3% ácido acético), agentes branqueadores, água sanitária (<3% HCL), produtos de limpeza de metais (ácido), mercúrio, polvedine, cromo, graxa de sapato, tinta de cabelo e agentes descolorantes, iodo, ácido bórico, vernizes e adesivos, a limpeza deve ser feita após no máximo 10 minutos de contato. A permanência do produto causará perda de brilho e cor.
  • Qual a diferença básica entre um laminado Standard (STD) e um Post-Forming (PF) ?
    A diferença está somente no tipo de resina, porque no PF é utilizada a resina para dar maleabilidade no laminado, sendo que no STD é utilizada uma resina que não dá maleabilidade ao laminado, portanto, o PF dobra e o STD não dobra. Os laminados STD podem ser fabricados nas espessuras de 0,6 a 20mm enquanto os PF somente nas espessuras 0,6 e 0,8mm.
  • Qual o jeito correto para fazer o Armazenagem das Fómicas?
    Recomendamos que a armazenagem seja feita em local coberto, com uma temperatura entre 21 a 270oC e umidade relativa do ar entre 40 a 60%. Sempre na horizontal e sobre uma superfície plana.

 

  • Como proceder para fazer a limpeza do Laminado ?Para limpeza normal do laminado basta utilizar um pano úmido embebido com água e sabão ou detergente neutro.  Se o laminado estiver engordurado ou manchado, verifique a relação abaixo de produtos químicos recomendáveis :

Planilha limpeza formica

 

Limpeza de Formicas

 

Compre Fórmicas pela Internet! CLIQUE AQUI e acesse o site da Gasômetro Madeiras! Enviamos para todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

#5 Dicas para melhorar a sua Área de Serviço!

Prepare-se para 2019!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!