Voltar ao topo

5 iniciativas para tornar sua marcenaria mais competitiva

O desaquecimento da economia, que não dá mostras de ser revertida tão cedo, já fez acender o sinal de alerta na indústria e as marcenarias e movelarias não são exceção. Estoques elevados, aumento do custo de matérias primas e dos insumos de produção (eletricidade, combustível), aliados à queda do poder aquisitivo do consumidor, fazem com que as estimativas para 2015 sejam bastante conservadoras. Dificilmente o setor conseguirá repetir o crescimento de 3,4% de 2014 (e que já não foi dos melhores).

2015

  • Capacitação da mão-de-obra: "Acha a educação cara? Então experimente a ignorância!", já dizia Benjamin Franklin sobre a importância do conhecimento para a criação de um país forte (não por acaso os EUA são o que são hoje), e isso vale também para as empresas. Qualificação de funcionários está diretamente relacionada à qualidade e e satisfação do cliente, por isso é um investimento essencial sempre, ainda mais em tempos de crise.
  • Aprimoramento da gestão: Não são somente os funcionários que precisam de qualificação. Gestores e empresários também necessitam atualizar seus conhecimentos sobre administração, formação de preços, controle de custos e processos para tornar suas empresas mais competitivas.
  • Inovação em design: Em vez de se limitar a apenas reproduzir o que já existe, as marcenarias precisam investir em design próprio para se diferenciar no mercado. Para isso é possível fazer parcerias com decoradores e projetistas profissionais, contratar ou mesmo treinar seus próprios funcionários para esse fim.
  • Oportunidades: Se por um lado o aumento do dólar encarece insumos importados, abre a oportunidade para exportações. Qualidade e preço são os principais atrativos dos móveis brasileiros e têm atraído o interesse de países de perfil variado, desde os EUA até nações africanas como Congo.  A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação) fornece todo o suporte para empresas se prepararem e qualificarem para comercializar seus produtos no exterior, desde o suporte técnico até a promoção dos produtos e rodadas de negócios. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Apex.
  • Modernização da linha de produção: Maquinário e equipamentos modernos compensam o investimento pelo retorno em produtividade e eficiência necessários para a competitividade da marcenaria. Os novos modelos de esquadrejadeiras, por exemplo, reduzem a necessidade de manuseio, diminuindo o uso de mão de obra e tempo, enquanto aumentam a qualidade do acabamento das peças. Aproveite para conhecer as novidades do setor na loja online da Gasômetro Madeiras, com ótimos preços e condições de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!

Dicas para Manter sua Serra de Widea em Perfeitas Condições

Porque usar aço inox na residência, no escritório, no comércio e na indústria?