Voltar ao topo

Conheça Tudo Sobre a Oficina de Casa! Entrevista Exclusiva Com Marcelo Aguilera

 

Oficina de Casa
A popularização dos vídeos tutoriais na internet vem promovendo o crescimento da cultura do "faça você mesmo" no Brasil. Tal como ocorrem em outros países, como EUA e na Europa, os brasileiros estão descobrindo que criar, reformar e construir seus próprios móveis, brinquedos ou objetivos de decoração não é um "quebra-galho" mas uma forma de se divertir, de se expressar e, por que não, de economizar.
Um dos grandes incentivadores desse movimento na área de marcenaria é o Oficina de Casa, criado pelo administrador e arquiteto Marcelo Aguilera e o publicitário Nei Santos. Nesta entrevista para o blog Gasômetro com Você, Marcelo conta mais detalhes sobre o programa e de como tem ajudado as pessoas a desenvolverem suas habilidades manuais, assim como a nova parceria com a loja Gasômetro Madeiras.
Como surgiu o Oficina de Casa?
Marcelo Aguilera - Fazer, montar e desmontar coisas de casa, consertar, pintar, sempre tive essa habilidade, é o que mais gosto de fazer. A ideia do Oficina de Casa surgiu como um projeto para continuar essa minha paixão depois de deixar o ramo de construção e arquitetura em que trabalhei por 30 anos. No início pensamos em um programa de TV mas a idéia se mostrou inviável, por isso decidimos começar com o site, que se estendeu para o canal do YouTube.
E qual é a proposta do canal?
Nossa abordagem é para quem gosta de marcenaria como hobby. Nossos vídeos são referenciais, explicamos técnicas, uso de  ferramentas, damos dicas e "macetes". O objetivo não é apenas mostrar o passo a passo, mas capacitar as pessoas para que elas executem seus próprios projetos.
Qual é o perfil do público do programa?
O publico é muito eclético: médicos, advogados, aposentados, gente de todo o Brasil, até de outros países da América Latina. Recebemos muitas mensagens de pessoas que estão começando a mexer com marcenaria por causa do programa, que estão tomando gosto pelas atividades manuais e montando oficinas em casa. Ficamos muito felizes em saber que estamos conseguindo ensinar as pessoas a fazer coisas, seja por diversão ou economia.
O que eles mais pedem?
Recebemos de tudo, principalmente dúvidas e sugestões de projetos. Procuramos responder a todos mas para entrar no programa adotamos como critério a abrangência do tema. Ou seja, tem de ser relevante para o maior número possível de pessoas, não pode ser nada muito específico.
Costumam receber pedidos curiosos?
O mais diferente que me lembro foi de um terrário para criação de minhocas. Não pudemos atender justamente por ser específico demais.
Você acha que o Oficina de Casa está conseguindo formar um novo público interessado em marcenaria?
Percebemos um aumento na demanda, as pessoas conhecem o canal e vão descobrindo as possibilidades da marcenaria. Há um potencial enorme, as pessoas tem vontade de fazer as coisas, mas falta orientação sobre como fazer. Nesse sentido, acredito que o Oficina de Casa contribua tanto para promover a cultura do "faça você mesmo" como para reduzir o preconceito que ainda existe sobre esse tipo de atividade.
Quais as ferramentas básicas para quem está começando a mexer com marcenaria? 
Furadeira, serra tico-tico, parafusadeira e lixadeira são as ferramentas elétricas básicas. Também é necessário serras manuais para cortar chapas e canchas de madeira, martelo, formões, chaves de fenda, chaves philips, esquadros, sargento. No nosso canal temos inclusive um vídeo que apresenta tudo de forma detalhada.
Qual o propósito da parceria com o site da Gasômetro Madeiras?
Criamos kits prontos para facilitar o trabalho de quem está começando e quer equipar sua marcenaria caseira. Na seção Oficina de Casa é possível encontrar kits para gabaritos, cavalete, caixa de ferramentas, assim como kits prontos para quem está interessado em projetos específicos, como prateleiras e painéis. Também estão à disposição uma série de ferramentas e insumos (furadeiras, brocas, serras, lixas, etc.), enfim tudo que o hobista precisa para a sua oficina.

 

22 comentários em “Conheça Tudo Sobre a Oficina de Casa! Entrevista Exclusiva Com Marcelo Aguilera

  1. Natanael

    Sou um daqueles que comecei com o hobby de marcenaria pelo canal Oficina de Casa. Como sempre tive gosto pela e tinha algumas ferramentas que eram do meu pai e avo, achei que era hora de usá-las.
    Deu tão certo que já faço algumas peças atendendo pedidos e crio meus próprios jigs, sempre assistindo aos videos.
    Parabéns ao Marcelo e a parceria.

  2. Waldyr Luiz martins

    Boa tarde,

    Marcelo, já falei uma vez, porém vale a pena lembrar….PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!

  3. Roberto Azevedo

    O Marcelo é uma pessoa super bacana, e atencioso com as pessoas que procuram alguma ajuda. Certa vez enviei um e mail, pedindo ajuda em um projeto, e ele respondeu atentamente. Gosto de assistir os vídeos dele. Ensina muito bem. Indico a todos que gostam do assunto, que se inscreva no canal do Oficina de Casa, e receba as valiosas dicas que é passada. Valeu galera, ou melhor, valeu Aguilera 😀

  4. Alfredo Camboim

    Sempre acompanho os vídeos, são de grande utilidade. Sou praticante da marcenaria hobby, sou aposentado, e gosto muito desses vídeos que o Marcelo explica tão claramente. Parabéns.

  5. ricardo ribeiro

    Sou fã do Marcelo, aprendo muito com ele, pois, ele explica com detalhes sobre a execução dos projetos e as dicas são formidáveis. Espero que o Oficina de Casa continue por muito tempo, abrangendo os mais diversos assuntos sobre marcenaria.
    Um forte abraço,

    Ricardo Ribeiro

  6. Marcio Neves

    Parabéns Marcelo . Seu entusiasmo e sua excelente didática
    são contagiantes e me levaram a voltar a “mexer” com minhas ferramentas na minha garagem. Sou um militar aposentado e fã de suas inteligentes e proveitosa aulas que assisto no youtube. Um grande abraço. Márcio

  7. Daniel FIdelis

    Grande Marcelo. Eu sempre tive como meu super heroi o Gepeto… Conheci seus videos e você as vezes me parece muito com ele.. rsrs…. Estou entrando na vida de marcenaria por causa dos seus videos. Voce deixa tudo parecer muito simples, e por amor que estou sentindo pela arte, está realmente ficando simples.

  8. Júber A. Dias

    Sempre tive interesse em marcenaria.
    Tenho algumas ferramentas e um espaço, apesar de pequeno, no meu apartamento.
    O Oficina de Casa dá a gente uma assessoria muito interessante.
    De todos que já vi o Marcelo dá de dez a zero.
    Fala de maneira clara e agradável, ou seja, não sai da linha.
    Parabéns!
    Um sugestão: Passar as medidas essenciais como comprimento, largura, altura da peças que mostra no programa.

  9. PAULO PESSOA

    Parabéns Marcelo Aguilera, pela excelente ideia de mostrar de forma simples, como é possível iniciar-se na marcenaria, mesmo que seja apenas como hobby.

  10. MADALENO OLIVEIRA

    Olá Marcelo! foi muito bom conhecer seus videos, tinha desejo de fazer esse tipo serviço mas não tinha como iniciar, desde o uso de uma serra manual elétrica e também de como usar a tupia. Mas encontrei no seus videos estas bem vindas enformações. Já estou montando meu equipamento para já fazer os gabaritos cujos modelos eu peguei assistindo seus videos. Sou grato por nos ajudar.

  11. Marcelo Farias da Silva

    Parabéns Marcelo, continue nos mostrando as maravilhas da marcenaria caseira, seus trabalhos e ilustrações são verdadeiramente fantásticos, já aprendi muito com você e espero aprender muito mais.
    Um forte abraço, Marcelo Farias, Rio de Janeiro.

  12. Guilherme

    Sou engenheiro eletricista e Conheci o canal através do meu filho que me corrigiu certo dia dizendo: “O senhor está fazendo errado, tem uma sequência certa!” Descobri mais tarde de onde veio essa informação, do Oficina de Casa desde então sou inscrito e acompanho sempre. Realmente descobri o verdadeiro significado do termo O trabalho dignifica o Homem. Tem sido para mim e minha família uma verdadeira terapia de relaxamento os nossos projetos. Agradeço pela iniciativa e espero que continuem!

  13. Paulo Clebis Fernandes Fialho

    Marcelo, assisto sempre os vídeos da Oficina de casa. Me aposentei e sismei de ser marcineiro, vc sabe como é! Vou direto ao assunto. Comprei uma tupia de coluna stanley. Não sei nem colocar a fresa, faz um video passo a passo pra gente ou Dvd. Obrigado.

  14. Eduardo Dias

    Sou funcionário público, pretendo aposentar este ano, sempre gostei de trabalhos manuais, comprei minha primeira furadeira e serra tico-tico há 30 anos, mas depois que descobri o “oficina de casa” aprendi muito. O Marcelo Aguilera é meu guru, fico feliz ao assistir os vídeos alegres, descontraídos e tutoriais, cheio de dicas e “macetes” com o Marcelo. Acabei por conhecer a loja Gasômetro Madeiras de São José dos Campos, onde já efetuei várias compras. Parabéns.

  15. admin Autor do post

    Olá Eduardo, ficamos muito felizes com sua mensagem! Muito legal em saber que essa parceira Oficina de Casa e Gasômetro Madeiras estão ajudando clientes como você a desempenharem cada fez mais a cultura do “faça você mesmo” no Brasil! Para nós da Gasômetro é um honra poder te atender e estamos a disposição sempre que precisar! Conte sempre com a gente! Um grande abraço de toda nossa equipe!

  16. edson eugenio kurtz

    Estou aposentado e com 64 anos. Desde que assisti o primeiro vídeo , era tudo que precisava.
    Gostaria de receber apoio deste maravilhoso e competente Marcelo e demais parceiros.

  17. Aloizio de Oliveira

    Olá Marcelo, prazer em conhece-lo ( pelo menos no vídeo)e parabenizá-lo pelo brilhante trabalho em ajudar as pessoas.
    Gosto muito de ver teus vídeos e fiz uma bancada com forme tuas instruções, dai motivei para outros conhecimentos. Sempre tive vontade de ter uma marcenaria e agora depois de 56 anos trabalhando e
    e aposentado “em termos” 26 anos, quero dedicar-me a fazer artesanato em MDF. Hoje com meus 71 anos, já estou comprando algumas ferramentas e continuar ver teus videos. Pergunto como fico sabendo de um novo video? Vi uma adaptação de uma Tupia numa bancadinha outro dia e queria voltar ao mesmo video e não à encontrei; como faço?
    Bem acho que falei muito. Agradeço bastante sua contribuição. Meus sinceros parabèns. Abraço. Aloizio (MG)
    .

  18. Antonio Carlos Rezende Rosa

    Marcelo é muito bom,
    Assisto os vídeos, estou fazendo uma bancada seguindo os ensinamentos. Gosto muito de marcenaria estou aposentado e a atividade é uma verdadeira terapia.
    Agradeço, parabéns pela iniciativa. Antonio Carlos

  19. Alfredo Cechet

    Sou advogado e sempre fui um apaixonado por marcenaria. Vejo muitos vídeos sobre o assunto, mas nenhum tão didático como os da “Oficina de Casa”. Parabéns ao Marcelo e Nei pela dedicação e doação de seu tempo e conhecimento, sempre muito útil em qualquer trabalho que fazemos em casa. Em alguns outros países, as pessoas executam seus próprios projetos, têm as suas próprias oficinas, algo que além de prazeroso, faz bem para a “cuca” e para o bolso e deveria nos servir de exemplo. Parabéns, meus Caros!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Entrevista da loja de Uberlândia-MG da Gasômetro Madeiras

hqdefault (1)