Voltar ao topo

Logística reversa é oportunidade para combater a crise

Logística reversa é oportunidade para combater a crise

O que inicialmente era visto somente como preocupação no atendimento à legislação ambiental, a logística reversa tem grande potencial para se transformar em uma importante fonte de receita para fabricantes de móveis e marcenarias.
Não sabe o que é logística reversa? Quando sua empresa produz, vende, entrega e instala um móvel na casa ou escritório do cliente, está fazendo logística. Excluindo as questões relativas à garantia, qualidade e funcionamento, suas responsabilidades acabavam aí. Mas a partir de 2010, com a entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes passam a ser responsáveis também pelo recolhimento dos produtos utilizados, reaproveitamento e/ou descarte adequados dos materiais e resíduos.
A indústria moveleira, por exemplo, pode utilizar-se da logística reversa para reaproveitar madeiras e ferragens de móveis usados, tendo retorno financeiro imediato com a redução do uso de matéria prima.  Estudos indicam que é possível diminuir até 20% dos recursos utilizados na fabricação de móveis com o uso dos materiais reciclados.
Outra vantagem da logística reversa é o retorno em marketing proporcionado pelas iniciativas em recolher e dar fim apropriado a produtos que, de outro modo, estariam poluindo ou agredindo o meio ambiente. As matérias-primas podem ser aproveitadas para o  criação de móveis com o conceito de "eco-design", com forte apelo no público preocupado com as questões ambientais.
Mas também há obstáculos e desafios para se chegar a este estágio, sendo o principal o investimento em canais reversos para o retorno de uma pequena quantidade de produtos. Nesse aspecto, tem papel decisivo a atuação de entidades de classe no sentido de reunir esforços no desenvolvimento de uma estrutura que beneficiará a todos. Exemplo é o do SIMOV (Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná) que estuda a criação de um Centro de Resíduos para o setor Moveleiro.
Em resumo, a logística reversa desponta como uma possibilidade criativa da indústria e dos profissionais de marcenaria combaterem a crise.
Fontes: A logística reversa no setor moveleiro / Portal Moveleiro / O Mundo do Design

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

#5 Dicas para melhorar a sua Área de Serviço!

Prepare-se para 2019!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!