Voltar ao topo

Dicas para uso correto das serras circulares

Para obter o melhor desempenho da sua serra, sugerimos que siga estas instruções:
• A máquina deve estar sempre em boas condições, isenta de vibrações.

• Os flanges usados para fixar a serra devem ter o mesmo diâmetro, com pelo menos 1/3 do diâmetro da serra (figura abaixo). Flange

• O eixo deve estar perfeitamente reto.

• Após o uso contínuo, remova e limpe a serra com os solventes adequados, certificando-se de que eliminou completamente a resina acumulada. Para as serras com revestimento sintético (Perma-SHIELD) basta usar água morna. Em qualquer caso, evite usar solventes que contenham soda cáustica.

• Quando estiverem sem corte, afie as serras respeitando os ângulos originais dos dentes.

• Para afiar, use sempre os discos de esmeril corretos e bastante líquido refrigerante.

• Antes de iniciar o corte do material, certifique-se de que a serra está corretamente bloqueada de acordo com as especificações da máquina.

• As RPM máximas de uma serra circular variam em função do diâmetro da própria serra (tabela abaixo). Se ultrapassar esse limite, a serra perderá suas características e isso influenciará a qualidade do corte e a vida útil da própria serra. Há ainda riscos para o usuário, que pode sofrer ferimentos graves.

RPM e Diametro da Serra

• A projeção da serra em relação à peça trabalhada deve ser, pelo menos, igual à altura do dente da serra (figura abaixo). Aumente ou reduza a projeção da serra para melhorar a qualidade do acabamento do corte.

Altura Serra

• O número de dentes cortantes (dentes cortando a madeira simultaneamente) deverá ser de três a quatro (figura abaixo). Com menos de três dentes cortantes, a serra começa a vibrar, prejudicando a uniformidade do corte.  Se desejar cortar peças com espessuras maiores, use uma serra com menos dentes. Se, pelo contrário, desejar cortar peças com espessura menor, mantendo o mesmo diâmetro de serra, use uma serra com mais dentes.

Dentes

Todos os modelos de Serras de Widea vocês encontra direto no site da Gasômetro Madeiras, acesse e confira: http://www.madeirasgasometro.com.br/ferramentas-de-corte/serras-de-widea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

#5 Dicas para melhorar a sua Área de Serviço!

Prepare-se para 2019!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!