Voltar ao topo

Como lixar uma madeira

banner_blog_curiosidades_sobre_lixas

Você sabe lixar uma madeira de forma correta? Nós da Gasômetro Madeiras estamos aqui para te explicar um pouco mais sobre lixas e formas corretas de lixar uma madeira para acabamento.

A aplicação de uma boa técnica de lixar madeira é fundamental para um bom marceneiro, o acabamento do projeto é o que chama mais a atenção. Não vale a pena se esforçar tanto na criação de um projeto e não se dedicar da mesma forma no acabamento. Uma madeira bem lixada e bem envernizada ou pintada é um diferencial para cara projeto bem tratado!

Hoje vamos falar especificamente de lixas, mas qual a diferença de numeração de uma para a outra? Os números impressos nos versos das lixas mostram o grão de cada uma. Quanto menor o número, mais grossa ela será e quando maior o número, menos grossa será.  Ou seja, uma folha de lixa 100 é menos grossa que uma folha de lixa 60 e assim por diante.

Para um acabamento de qualidade, você pode seguir uma técnica de lixamento bem utilizada entre os marceneiros, que é a utilização de várias numerações de lixas em seu projeto. Para essa boa aplicação, é necessário começar com uma lixa mais grossa e depois ir passando para a mais fina.

Para essa aplicação basta seguir uma pequena regra, se você começar a lixar com a lixa grão 100, a próxima lixa é o número (no caso 100) mais a metade dele (que aqui é 50). Dessa forma, o próximo grão seria o 150, ou seja, 100 + 50. Caso você se depare com algum número que não tenha a lixa, tente chegar o mais próximo possível do número, sempre respeitando a regra da lixa mais grossa para a lixa mais fina.

Também temos aqui alguns tipos de lixas para madeira e suas indicações:

Tipo de lixa: 100 a 220. Melhor indicada para remover farpas e contaminantes.

Tipo de lixa: 320 a 360. Melhor indicada para lixamento de massa a óleo e fundo nivelador, para deixar a superfície uniforme.

Tipo de lixa: 320 a 400. Melhor indicado para lixamento e acabamento entre demãos com esmalte sintético, para um acabamento fino.

Esperamos que tenham gostado!

 

Quer adquirir alguma das lixas citadas acima? Acesse nossa categoria especial com os melhores produtos! www.madeirasgasometro.com.br/abrasivos

Para mais produtos acesse:
www.madeirasgasometro.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

MDF Internos Duratex. Seu móvel lindo por dentro e por fora!

Chegou a nova coleção VIVA Duratex!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Como montar uma marcenaria?

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!