Voltar ao topo

Como montar uma marcenaria?

banner-principal

Você que tem afinidade com o manejo de madeira, criatividade e paixão por marcenaria, mas ainda não possui um negócio próprio, nós da Gasômetro Madeiras vamos te ajudar a criar a sua marcenaria!

Basicamente o trabalho de uma marcenaria é fazer com que as madeiras se transformem em objetos, decorações ou móveis solicitados pelos clientes. Esse trabalho precisa ser feito com profissionalismo para que o resultado seja satisfatório!

A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo, mas ela está sempre sendo atualizada conforme as necessidades. Os profissionais hoje em dia utilizam muito os materiais laminados industrializados, como o MDF, compensado, a fórmica, folhas de madeira, etc, por serem materiais práticos que facilitam o trabalho, terem origem em madeiras de reflorestamento e receberem tratamentos anti cupins.

O marceneiro precisa ter certa habilidade nos desenhos e no corte, para não ocorrer erros e comprometer o projeto, apesar do uso das máquinas que facilitam muito o trabalho, é necessário muita atenção em seu manuseio. Hoje em dia existem marcenarias especializadas em determinadas áreas, como marcenarias que trabalham apenas com peças para cozinhas, ou lojas, ou até quartos diversos. Através da internet encontrar uma marcenaria específica não é difícil, existem diversos tipos de marcenaria expostos no mundo inteiro. Além disso as lojas de materiais para marceneiros, como a Gasômetro Madeiras, oferecem serviços de corte, projetos, entre outros, que podem suprir a necessidade de um marceneiro que ainda não tem todos os equipamentos necessários.

Abaixo vamos apontar alguns pontos importantes para você se atentar antes de abrir a sua marcenaria!

1banner-mercado-de-atuacao

O crescimento do mercado de marcenarias está muito ligado ao crescimento do setor de habitação e construção, conforme o crescimento de habitações, maior será as solicitações de móveis planejados para as novas residências criadas. Segundo dados do IBGE (2015) o Brasil tem cerca de 68,2 milhões de residências particulares, com média de quase 3 pessoas por domicilio, assim é possível entender melhor a dimensão do mercado e da importância de marcenarias em ação no país.

Uma ótima oportunidade de marcenarias também é a criação de móveis em medidas específicas, pois geralmente as lojas especializadas não tem mobília nas dimensões que se adaptem perfeitamente ao ambiente.  Assim as marcenarias ganham mais oportunidades para atuar na criação de móveis planejados para estas residências.

Mas a atuação das marcenarias não está limitada apenas as residências, o comercio varejista também é um cliente em potencial, pois necessita de mobílias especificas também, como estantes, balcões entre outros móveis.

O mercado da marcenaria possui sua concorrência, mas existe espaço para todos trabalharem seus negócios, para se destacar diante de seus concorrentes é necessário ter profissionalismo e comprometimento, para entregar os projetos da melhor forma possível aos seus clientes, se atentando aos prazos e as especificações dos projetos.

 

2banner-local-de-atuacao

Escolher o local de sua marcenaria é um ponto importante a ser pensado, quanto mais próximo das áreas industriais ou comerciais de sua cidade melhor, devendo ficar dentro da faixa de distância regulamentar da zona residencial, devido os ruídos e barulhos que podem atrapalhar os moradores da região.

Para melhor apresentação do seu negócio, é aconselhável ter duas estruturas para melhor expor o seu trabalho. Primeiramente a instalação do local onde serão fabricados os móveis, distante de uma região residencial como já informado.  E outro local onde será exposto os trabalhos já criados e os possíveis projetos como uma espécie de showroom para seus clientes conhecerem o seu trabalho, localizado em uma região de fácil acesso para seus possíveis clientes.

Conhecendo seus clientes e determinado os locais onde você irá se localizar, é preciso procurar o órgão específico da Prefeitura Municipal para levantar a possibilidade de instalar o seu negócio na localidade desejada. Todos os municípios brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, além de um código de posturas, que define que tipo de negócio pode ou não ser instalado em uma determinada localidade.

 

3banner-especificacoes-legais

Para sua marcenaria estar legalizada é necessário cumprir exigências legais como o Registro legal da empresa em órgãos: Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria da Receita Federal, Junta Comercial, Enquadramento na Entidade Sindical Patronal, Cadastramento à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”,  regulamento do Corpo de Bombeiros Militar e da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Cada estado possui uma legislação especifica com regras e normas relacionadas ao beneficiamento de  extração de madeira, assim é necessário que o empreendedor marceneiro busque as informações de seu municio para garantir que esteja regulamentado.

 

4banner-espaço-estrutura

O tamanho de sua marcenaria vai variar de acordo com suas limitações de espaço, aqui vamos dar um exemplo de um ambiente como o citado acima, tendo duas estruturas, uma para a produção dos projetos e outra para apresentação do produto como “showroom”.

Em seu espaço de produção, é indicado que você separe cerca de 90% da área para a produção de seus projetos, sendo 10% dedicada para uma área admirativa, para controle dos projetos. Neste espaço de 90% de produção, deverá ser instalado as máquinas que serão utilizadas nos projetos e também deverá ser reservado um espaço para armazenar a matéria-prima e outras peças para a criação dos projetos. No espaço administrativo pode ser instalado um computador para organização e controle financeiro da marcenaria.

Já no ambiente de showroom, deve possuir elementos que remetam a um ambiente residencial ou comercial, com sugestões de mobílias para os clientes obterem uma visão de como seria instalado os projetos solicitados, tendo noções da qualidade e do espaço utilizado nos projetos. É necessário que o espaço seja bem organizado e atraente para atender adequadamente seus clientes.

Uma dica especial para você alavancar suas vendas, é o uso das ferramentas de marketing digital, como apresentações de ambientes virtuais, catálogo virtual ou qualquer outro tipo de ferramenta que apresente seus projetos substituindo um showroom. Redes sociais também são ótimas ferramentas para a divulgação do seu trabalho.

A estrutura de colaboradores de sua marcenaria fica a critério das dimensões de seu negócio, mas é importante apontar que dedicar alguém para as vendas é extremamente benéfico para atrair mais projetos à sua marcenaria, além de ter alguém responsável pela criação dos projetos, facilitando o trabalho e organizando as funções.

Também é possível atuar como Micro Empreendedor Individual – MEI, operando em escala reduzida, com apenas 1 empregado e faturamento anual limitado, hoje em dia a atividade de marcenaria é uma das maiores dentre os MEI registrados no país. Nesse modo, os serviços oferecidos pelas lojas especializadas, como a Gasômetro Madeiras, podem contribuir muito com a redução dos custos do negócio.

 

5banner-ferramentas

Para a criação de sua marcenaria será necessário possuir máquinas e ferramentas de qualidade, para desenvolver da forma mais prática e profissional seus projetos, atendendo todas as solicitações de seus clientes. Algumas ferramentas que vão ajudar e muito no seu dia-a-dia são:

Serra esquadrejadeira, Furadeiras e Parafusadeiras, Lixadeiras, Plainas Elétricas, Serras Circulares, Serra de Esquadria, Serras Tico-Tico, Tupias e Fresadoras, Marteletes, Esmerilhadeiras  e também alguns acessórios, como: Adaptador Angular, Apoio para Serras Esquadria, Baterias e Carregadores, Bits e Pontas, Boina para Politriz, Coletor de Pó, Faca para Plaina (Widea), Jogo Bits e Chaves, Kit Furar e Parafusar e Soquete Sextavado.

Também será necessário o uso de Ferramentas manuais como: Alicates, Arcos de Serra, Bolsas e Caixas para Ferramentas, Cortadores de Tiras, Destopadores e Refiladores, Ferramentas de Aperto, Gabaritos, Grampos e Sargentos, Instrumentos de Medição, Limas e Grosas, Martelos, Plainas Manuais e Tornos de Bancada.

Além das ferramentas de corte: Brocas, Escareadores, Estiletes, Facas para Plainas, Fresas e Cabeçotes para Tupias Estacionárias, Fresas para Tupias Manuais, Serras Copo, Serras de Widea, Lâminas para Tico-Tico e Serrotes.

Para a sua área administrativa e de vendas será necessário algumas ferramentas também, como: Mesas, Cadeiras, Materiais de Escritório, Computadores, Internet, Telefone, Impressoras etc.

Importante frisar o uso da tecnologia ao seu favor, com o uso de softwares que vão auxiliar na criação dos cortes para seus projetos, e softwares que podem demonstrar o planejamento projetado em tamanhos reais para demonstração aos seus clientes, podendo facilitar as alterações de forma rápida e eficiente. Além de um software que auxilie no controle da gestão de sua marcenaria, dando o controle de todo o negócio, como o controle de custos de produção, estoque e finanças da marcenaria.

Todas as ferramentas e máquinas citadas aqui, e muitas outras ferramentas para a sua marcenaria você encontra em nosso SITE! Não perca tempo e confira agora as nossas promoções exclusivas! Produtos de qualidade você só encontra aqui!

Acesse: https://www.madeirasgasometro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

MDF Internos Duratex. Seu móvel lindo por dentro e por fora!

Chegou a nova coleção VIVA Duratex!

Dicas Gasômetro! APP REHAU com paleta de cores inteligente!

Dicas Gasômetro! Serra ideal para MDF miolo escuro!

Dicas Gasômetro! A Serra de Widea ideal para a sua máquina!

Otimize sua marcenaria com as dicas da Gasômetro!